Compartilhe

50 mamografias gratuitas serão realizadas no Parque Ibirapuera

No dia 25 de outubro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz promoverá uma ação de conscientização no parque paulistano como parte da comemoração do Outubro Rosa


 

Como parte da comemoração do Outubro Rosa, no dia 25 de outubro, sábado, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz promoverá uma ação de conscientização no Parque do Ibirapuera com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante a ação, serão realizadas 50 mamografias gratuitas, com critério por ordem de chegada, obedecendo à indicação médica e seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para isso, o evento contará com a Unidade Móvel de Mamografia, gerenciada pela Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Na ocasião, por meio de atrações interativas, como as ”‘mamas amigas” – simuladores plásticos utilizados para demonstrar a detecção de nódulos pelo autoexame –, a equipe médica e assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz orientará quanto ao diagnóstico precoce, acompanhamento, tratamento e reabilitação, além de realizar o exame de bioimpedância para avaliar a composição corporal.

Os primeiros visitantes do evento ganharão a camiseta criada pelo Hospital em parceria com a revista Vogue para lembrar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para câncer de mama, junto com um colar personalizado para a data, e ainda poderão tirar fotos customizadas. Os pets também serão presenteados com coleiras rosas para ajudarem a divulgar a importância da prevenção e, às 9h30, a equipe de educadores físicos do Hospital organizam uma caminhada pelo Parque.  

“Acolher para proporcionar bem-estar é a meta constante do grupo de oncologistas do Hospital, que alinha as recentes descobertas da ciência a um tratamento integral, humanizado e multidisciplinar”, diz Dr. Daniel Gimenes, médico do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Segundo ele, o câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários. “Ficar atento à saúde das mamas permite não só a prevenção do câncer, mas também o controle do mesmo, promovendo a maior longevidade e qualidade de vida à mulher”, afirma o especialista.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado adequadamente, o prognóstico é satisfatório. No Brasil, as taxas de mortalidade relacionadas ao câncer de mama continuam elevadas. Esse índice é resultado do fato de que a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados, portanto, quanto antes o diagnóstico do câncer mamário for feito, maior a chance de controle dos danos causados à saúde do paciente.

Diante desse cenário, o Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece tratamento oncológico em um só lugar, com setores de Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgia Oncológica, que trabalham em conjunto com foco na assistência integral ao paciente e sua família. A infraestrutura completa do Hospital, com fácil acesso a UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem e Pronto Atendimento, permite a interligação dos serviços e processos, oferecendo uma estrutura moderna e tecnológica. 

Da Redação