Compartilhe

A Páscoa está chegando... Chocolate faz mal para pele?

Tire aqui algumas dúvidas para evitar abusos!


Esse fenômeno se inicia logo nas primeiras semanas que antecedem a data, quando a procura por chocolate cresce muito. 

Também não é pra menos, mal acaba o Carnaval, mercados e lojas especializadas já começam a se enfeitar com os deliciosos ovos de chocolate. É impossível não cair em tentação ao atravessar aqueles túneis de chocolate, certo?!

Mas é possível comer chocolate e manter uma pele limpinha e sem espinhas. A Demartologista Roberta Bibas dá algumas dicas para manter uma pele saudável e explica alguns velhos mitos que envolvem o chocolate.

 

Portal Mulher Executiva: Afinal, chocolate dá espinha? Mito ou Verdade?

Dra. Roberta Bibas: A princípio é mito. Nunca nenhum estudo conseguiu provar isso, porém existem pessoas que juram que quando comem chocolate, amendoim e outras gorduras, surgem mais espinhas.


Portal Mulher Executiva: E o chocolate diet? Faz alguma diferença para a pele?

Dra. Roberta Bibas: Não faz nenhuma, o chocolate diet só não tem açúcar, mas tem mais gordura do que o chocolate normal.


Portal Mulher Executiva: Qual é o tratamento mais eficaz para acne?

 Dra. Roberta Bibas: Depende do grau da acne. Na acne leve, minha sugestão é peróxido de benzoila e adapalena. Numa pele com acne moderada, o ideal é utilizar isotretinoina tópica e peróxido de benzoila. Mas para uma pele com um grau de acne grave, recomendo isotretinoina oral.

 

Portal Mulher Executiva: O que há de mais novo em produtos para tratar acne?
Dra. Roberta Bibas: O silk peel é indicado na acne leve, com cravos e comedões, pois melhora o aspecto da pele e no pós-acne. Porém, para as cicatrizes e manchas de acne antigas, o ideal é fazer um peeling com o Pixel Laser. Este tratamento é feito com um laser que estimula a produção de colágeno, suavizando rugas e cicatrizes.

 

Portal Mulher Executiva: Ninguém tem paciência para esperar a espinha secar. O que fazer para se livrar de uma espinha o mais rapidamente possível?

Dra. Roberta Bibas: O ideal é utilizar uma fórmula à base de adapaleno, um derivado do ácido retinóico, com Peróxido de Benzoila, que é secativo. Mas é sempre bom lembrar que seu dermatologista é quem deve prescrever essas fórmulas.

 

Portal Mulher Executiva: Qual é o protetor solar mais adequado para uma pele oleosa?
Dra. Roberta Bibas: Eu sempre recomendo a utilização de algum tipo de formulação para usar no local que tenha protetor solar, ativos secativos fortes como ácido salicílico, resorcina e antibióticos como clindamicina


Portal Mulher Executiva: Qual é o passo a passo para manter uma pele oleosa sempre saudável, limpinha e livre de espinhas?

Dra. Roberta Bibas: Usar sempre produtos em gel, oil free ou loção livre de óleo com efeito matte.


Portal Mulher Executiva: Existem diversos produtos a base de chocolate (hidratantes, maquiagens, tratamentos capilares), então quais são as propriedades benéficas do chocolate para a pele? Existe algum estudo que comprove a eficácia destes produtos?
Dra. Roberta Bibas: Até hoje nenhum estudo comprovou a eficácia desses produtos, mas a principio eles seriam hidratantes, porque contêm manteiga de cacau.

Por Fouad Matuck