Compartilhe

Academia de Varejo realiza curso sobre impostos e preços

Serão três aulas entre os dias 29 de fevereiro e 14 de março


 

 

É comum, numa roda de conversa, ouvir dizer que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. De acordo com os últimos dados divulgados pela Receita Federal, de toda a riqueza produzida no país, 35,95% refere-se a impostos pagos no ano de 2013.

Este percentual pago pelos brasileiros supera o que países como Japão (24,3%), Estados Unidos (25,4%), Chile (29,3%), Turquia (29,3%), Canadá (30,6%) e Reino Unido (32,9%) desembolsam. A carga tributária brasileira só perde para a Suécia (42,8%), Bélgica (44%), Finlândia (44%), França (45%) e Dinamarca (48,6%), países altamente desenvolvidos e que oferecem serviços públicos de qualidade elevada.

Como se percebe no dia a dia, os tributos pesam no bolso da população e isso é refletido em diversas frentes, inclusive na formação dos preços. “Definir um preço não é das tarefas mais simples e engloba muito mais do que acumular custos e acrescentar margens de lucro. Ao fixar o valor de um produto para venda, por exemplo, a empresa também acaba por transferir ao consumidor o ônus da incidência de tributos sobre o seu faturamento e lucro como a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL), COFINS, ICMS e IPI, apenas para citar alguns. Por isso, é tão importante saber como gerir os impostos e conhecer profundamente suas influências na precificação”, explica a coordenadora acadêmica da Academia de Varejo, Patricia Cotti.

E será justamente este o conteúdo do curso “Formação de Preços e Gestão de Impostos”. Realizado pela Academia de Varejo, da UBS-Escola de Negócios, em parceria com o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).

Entre os temas a serem abordados estão: conceitos gerais de preços e impostos; configuração de margem e mark up; sistema tributário brasileiro e principais normas tributárias: regimes IR, ICMS, IPI, PIS/CONFINS, ISS; o impacto dos impostos em preço; modelos de precificação e engenharia de preços reversa.

Para fazer a inscrição, basta acessar o site: (http://ubs.edu.br/formacao-de-precos-e-gestao-de-impostos).

Da Redação