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Alimentos anti-idade

Nutricionista indica os alimentos antioxidantes que auxiliam o rejuvenescimento.


Alimentos antioxidantes
Os alimentos "anti aging", ou anti-idade, são aqueles que possuem compostos bioativos que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce. A nutricionista Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição  e a fisioterapeuta Juliana Piola, explicam que são excelentes antioxidantes e ativam as células do rejuvenescimento. 

"É claro que uma dieta balanceada, aliada a uma vida mais saudável e com a prática de exercícios favorece os benefícios dos alimentos. Logo, devemos mudar o estilo de vida e evitar todas as atitudes que aumentam o processo de envelhecimento", afirma ela..

Alimentos e hábitos de vida que potencializam o efeito de envelhecimento:

- Carboidratos alto índice glicêmico: Pães, biscoitos, arroz, batata, pizza, cerveja...
- Gorduras saturadas e trans: Alimentos industrializados, sanduíches, coco, óleos de soja, milho, girassol, queijos amarelos, carnes gordurosas entre outros.
- Deficiência de Vitamina D: Ausência de exposição ao sol, peixes.
- Escassez de Fitoquímicos e antioxidantes: Ausência de ingestão de verduras, vegetais e frutas.
- Ingestão de alergênicos alimentares e alimentos Diet e Light: Diet, light, leite, trigo, ovos, manteiga, chocolate.
- Estilo de vida: Ingestão de álcool, fumo, sedentarismo, estresse.

Outros alimentos que devem ser evitados:

Açúcar, mel, geleia, compota, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates, fruta em calda, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, folhados, natas, salgadinhos, enchidos e fumados, conservas e enlatados (exceto atum na água bem escorrido), fritos, assados com gordura, molhos com gordura, caldos concentrados de gordura, bebidas alcoólicas.

No topo da lista estão os alimentos com alto índice glicêmico:

- Açúcar - Doces todos os tipos.
- Pães - Os piores são os doces, depois o famoso pão de sal comum, os toleráveis são os integrais.
- Massas - Dentre as opções de carboidratos é uma boa opção desde que usada com moderação
- Arroz - sempre usar junto com o feijão e evitar o arroz branco.
- Batata - deve ser evitado ao máximo.
- Álcool - principalmente a cerveja, que deve ser eliminada completamente da dieta.
- Leite - que deve ser evitado por muitas pessoas que possuem uma intolerância à lactose.

Os principais alimentos com efeito anti-idade:

- Frutas vermelhas;
- Castanhas;
- Peixes de água geladas;
- Folhas verde escura;
- Farinha de linhaça. 

Para completar o programa antioxidante:

- Evite o excesso de sol; 
- Fuja de ambientes muito poluídos;
- Controle o estresse do dia a dia;
- Faça atividade física pelo menos três vezes por semana.

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