Compartilhe

Arregaçando as mangas

A difícil tarefa de manter a classe em altas temperaturas


Primeiro equívoco: o termômetro marca 40 graus e não estamos nas praias do RJ. Segundo, terceiro e quarto: a sensação térmica é maior, o ar condicionado não ‘vence’, a mesa do trabalho está abarrotada de papéis para ontem e temos que nos manter lindas e belas vestindo camisa, salto alto e maquiagem impecável. Para quem, mesmo com todas as dificuldades esboçadas consegue não ser adepto do movimento: ‘no mundo corporativo não tem espaço para o verão’, elaboramos um manual de sobrevivência e classe no escritório para essas situações adversas.

Camisa: Item indispensável do ambiente corporativo, a camisa é mesmo um curinga no trabalho e em qualquer estação. Os tecidos naturais como o algodão e a seda são os que combinam melhor com o verão. Para as mulheres que têm receio em arregaçar as mangas, para não criar um clima informal demais, existem no mercado boas opções em manga curta ou cavada e que podem e devem ser inseridas no look do trabalho.

Vestido/chemise: Peças únicas costumam ser a escolha das mais práticas na hora de compor o look do verão. O vestido reina nesse quesito e deixa tudo mais feminino e fresco. O ambiente corporativo exige, porém, que a peça seja mais comportada. Cuide com decotes e comprimentos. O midi é o hit da estação e tem passagem livre no trabalho. Outra opção que vai bem no trabalho é a chemise, uma espécie de vestido-camisa que combina como ninguém no verão. Peças em jérsei são super refrescantes ao toque e vale a pena investir.

Saia/shorts: O bom senso também vale para a saia e os shorts ou bermudas do trabalho. Além do comprimento midi, a saia lápis é item básico que sempre cai bem quando se trata de roupas para mulheres de negócio. Outra peça que funciona bem desde que com corte em alfaiataria, são as bermudas. Para dar uma quebrada na escolha sóbria do dia a dia, opte por cores como o cáqui e os tons pastel que continuam em alta. Ao invés de peças em preto total, o azul-marinho é uma opção elegante e pode trazer o estilo navy para o ambiente de trabalho, que composto com vermelho e branco são a cara do verão. 

Calça: Para você que não vê a menor possibilidade de colocar uma calça de baixo de valores aproximados aos 40º, está na hora de rever seus conceitos. A calça pode ser sim uma boa opção para o verão, o segredo está mais uma vez no tecido da peça. O jeans é outro hit da estação, mas não pense em usar aquele de todo dia, pau para toda obra. Versões mais finas e frescas já podem ser encontradas por aí. O linho, também sem sua versão mais fresca, pode e deve ser colocado para trabalhar. O mesmo vale para a seda, o jérsei e tantos outros que possuem toques frescos e em peças mais soltinhas e arejadas.

Colete: O colete é sempre um flerte no look do trabalho. As peças de alfaiataria são escolhas certas para essa ocasião. Aposte no linho e tons claros como o cáqui. 

Flat: um dos maiores problemas enfrentados durante as altas temperaturas é o inchaço dos pés e das mãos. Salta alto é sinônimo de elegância quando a pessoa se sente confortável ao usá-lo – e, cá entre nós, conforto é tudo! Sapatilhas e até rasteirinhas um pouco menos abertas podem ser usadas no trabalho. O conceito flat ainda pode estar nas espadrilhes que continuam a alegrar o nosso verão.

Make anti-brilho: Já no quesito pele boa o ano inteiro, no verão a zona T do rosto costuma brilhar mais do que deveria. Insira em seu nécessaire de trabalho produtos específicos para a estação: filtro solar (sempre), BB-cream ou base de acabamento mate e que transfiram pouco, lápis e máscara de cílio à prova d água, lenços matificantes e de controle à oleosidade. Também mantenha sempre uma água termal para refrescar e hidratar a pele – isso em qualquer estação do ano.

 

Isabela Mattiolli

Jornalista, especializada em moda, beauté e lifestyle, autora do blog A par de tudo www.apardetudo.com