Compartilhe

Calor, sol, primavera, verão...TENDÊNCIAS

Primavera/verão 2015-2016 pede branco, laços, saias midi, renda e muito mais


 

 

Babados, blazers longos, renda, laços, macacões, saias midi e muito mais, desde o dia 23 de setembro, tomam conta das vitrines. Confeccionadas em cores cruas, tons pastel, marrom e, claro, as nuances fortes, como o azul e o laranja, as peças mostram que a temporada primavera-verão 2015-2016 chegou com tudo.

Brancos, crus e tons neutros vão estar em alta. Isso é excelente para os acessórios e para a composição de estilos. Iremos ver colares, brincos, pulseiras e anéis over-size e bem coloridos. Vamos usar tons do azul-turquesa, lilases, dourados e marrons, tanto que elaboramos um plano de coleção a partir de uma paleta de cores frescas e vivas, para compor a demanda dos novos lançamentos”, destaca Adriano Mello, designer da marca Bernard Mutto, especializado em desenvolvimento de produtos e pesquisador de tendências.

O Portal Mulher Executiva traz as apostas de especialistas para os próximos dias em relação a acessórios, sapatos e roupas. Confira!

Acessórios

Os acessórios incorporam estilo de maneira única ao look e estão cada vez mais presentes no cotidiano da executiva, para dar aquele toque especial à vestimenta. Nos próximos meses, tons de laranja, amarelo, azul, cru e verde musgo, estarão em alta, além dos colorares e pulseiras em versões maxi, com inspiração étnica e cordões.

No entanto, o clássico permanece. “Branco e off White, preto, marinho, tons alaranjados, marítimos, rosados, terrosos, militar e vermelho. Estas cores são predominantes nos estilos tropicais, handmade e urbanos, que foram as direções criativas para estas estações (primavera-verão). O Rosa quartzo eleito pela Pantone como a cor de 2016, fará com que os tons rosados tenha um grande destaque”, explica Andrea Cristina de Lima Souza, da Skillus - empresa brasileira de joias, que aposta nas pérolas, bolas e argolas douradas, além das peças com design futuristas e étnicos como as “desejadas” do período.

Paula Santos, designer e proprietária da Mãos da Terra, recomenda que as tonalidades fortes sejam usadas com parcimônia. “Se estamos na época de usar cores quentes, elas devem estar acompanhadas com alguma nuance neutra, como o branco, cru, preto e outros. Dessa forma, pode-se obter um look com um toque mais 'fino'. A cartela de cores vivas cai bem, mas, para não exagerar, no ambiente de trabalho,adote-as em pequenos detalhes, como acessórios ou em uma única peça”, recomenda.

Roupas

As cores, são como nos acessórios, estarão com tudo nas roupas. Porém, para usá-las, é bom ficar atenta à formalidade exigida pelo seu ambiente de trabalho. “Tem lugar que pede um dress code – código de vestimenta - com cores mais sóbrias, mas nem por isso a pessoa tem que ficar nos (tons) neutros. O ideal é deixar para as peças menores as cores fortes ou estampas. Por exemplo: colocar debaixo do blazer uma peça colorida, ou investir em uma camisa que tenha uma cor mais forte, com o restante mais sóbrio e neutro”, pontua Danielle Ferraz, consultora de moda e coapresentadora do quadro “Você Mais Poderosa”, do programa Mais Você da TV Globo.

De acordo com a consultora de moda, apostar na saia midi, que possui certa formalidade, elegância e faz um estilo mais lady like, é sofisticado e formal. Outras recomendações da profissional, são:

Macacão - todas as grifes apostaram, para o dia e a noite. É uma peça versátil para o guarda-roupa da executiva e pode ser acompanhado de cor, desde que seja de alfaiataria, perna larga, flare ou pantalona. “Fica muito chique, mesmo quando colorido”, garante;

- Midi cropped - saia com o comprimento no meio da panturrilha;

- Calça pantacourt - “uma dica para as baixinhas: use com um sapato de salto que deixe o peito do pé aberto, assim alonga a silhueta”, orienta.

- Coordenados - peças com a mesma estampa que podem ser usadas juntas (e dão a impressão de vestido) ou separadas.

Sapatos

Um belo e bom calçado, deixa o visual cheio de atitude. Desde o início da temporada, vemos sandálias com amarrações, scarpins em tons vibrantes como o amarelo, vermelho e fúcsia, por exemplo. “As sapatilhas, loafers e mocassins são modelos interessantes que, também, podem ser usados em ambientes de trabalho”, pontua Karen Brasil, da ShoeShop.

De acordo com a responsável pelo setor de Compras/Desenvolvimento de Produto da marca, os sapatos chegam com uma harmonia entre “cores clássicas, como o preto e o marrom, por exemplo, que combinam com metálicos prateados e dourados. Quanto às cores vibrantes da estação, os destaques são: vermelho, amarelo e azul. Os tons pastel são de grande importância no verão com nuances de rosa antigo, pêssego e azul”, frisa.

Sandálias, são a cara do verão, em especial as de salto grosso com tiras em couro ou plástico. E, para Fernando Pires, o “mago” dos calçados, “as com modelo gladiador segue na ordem do dia, sejam elas com ou sem salto”, afirma ao orientar: “para as executivas, nada mais acertado do que os tons de nude. Um tiro certeiro!”.

 

 

Por Carla Caroline