Compartilhe

Compromisso com a equidade de gênero: Prêmio Weps Brasil 2016 abre as inscrições

Três categorias serão contempladas: micro e pequena empresa, média empresa e grande empresa


 

 

Reconhecida nas quatro edições do selo Pró-Equidade de Gênero do governo federal e uma das integrantes da campanha #ElesporElas, movimento mundial em favor das mulheres, a Itaipu Binacional reforça o compromisso com a equidade de gênero.

A partir do dia 18 de agosto, o prêmio Weps Brasil 2016 - Empresas Empoderando Mulheres está com inscrições abertas. A premiação é uma realização da Itaipu, ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, Pacto Global, Rede Brasileira e portal Tempo de Mulher, da empresária e jornalista Ana Paula Padrão.

A ideia é incentivar, valorizar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero, tendo como norteadores os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles) lançados mundialmente pelo Pacto Global da ONU e ONU Mulheres em 2010.

A iniciativa tem a chancela da Organização das Nações Unidas, por meio do United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU) e United Nations Women (ONU Mulheres), em parceria com suas representações brasileiras, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres no Brasil.

A primeira edição do prêmio, realizada em 2014, reuniu 186 companhias, das quais 75 estavam habilitadas tecnicamente para a disputa. Todas as regiões do Brasil foram representadas. Dessas, 32 chegaram à final. Furnas Centrais Elétricas S.A. Home Care Cenehospitallar e Feito Brasil Indústria de Produtos Artesanais Ltda levaram ouro nas categorias grande, média, micro e pequena empresas, respectivamente.

De acordo com a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora do prêmio, a honraria representa uma convergência de interesses mútuos entre todas as instituições envolvidas na sua criação, para contribuir com a valorização e o empoderamento das mulheres nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade.

Como participar

Podem se inscrever empresas privadas e públicas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil. A inscrição é gratuita e é realizada pelo site do Prêmio WEPs Brasil 2016 (www.premiowepsbrasil.org).

Serão contempladas três categorias: micro e pequena empresa, média empresa e grande empresa. As companhias premiadas serão reconhecidas com modalidade de reconhecimento ouro, prata e bronze e menção honrosa.

A divulgação das empresas reconhecidas ocorrerá somente na cerimônia de entrega da premiação prevista para março de 2016.

Replicação de boas práticas

Os vencedores previamente autorizam a ampla divulgação de suas práticas para atendimento aos WEPs, com o intuito de incentivar e estimular a participação de outras empresas em futuros ciclos do prêmio.

Os setes princípios do WEPs, lançados em 2010, em uma parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU, têm o objetivo de ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres.

Baseados em políticas e práticas de empresas líderes de diferentes setores de todo o mundo, os fundamentos propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres. 

Da Redação