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Concurso Btobe abre inscrições com foco nos empreendedores de moda

Vencedores receberão mentoria em temas estratégicos e participarão de ação comercial no exterior para crescimento e internacionalização da marca


 

 

Começaram na terça-feira (1º) as inscrições para o Concurso BtoBe (Brazilians to Be), uma parceria entre a Casa de Criadores e o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, mantido pela Abit e pela Apex-Brasil), cujo principal objetivo é a descoberta, capacitação e promoção de novos estilistas empreendedores no mercado internacional.

Nesta 3ª edição, a disputa será voltada apenas para profissionais atuantes no mercado e terá uma única categoria: empreendedor de moda. Podem concorrer empresas de moda de todo o Brasil com no máximo quatro anos de existência legal.

Cada vez mais, direcionamos o BtoBe para a formação de uma mentalidade global em jovens empresas, para que tenham condições de concorrer no mercado internacional desde o princípio de suas atividades. Dentro do projeto, temos excelentes exemplos disso: a Gabrielab, por exemplo, que entrou na edição passada, já conquistou clientes como LuisaViaRoma, na Itália e a Alter, na China. Além disso, temos nomes já consolidados no mercado que começaram e ainda estão no projeto, como Karin Feller, Trendt e Cynthia Hayashi”, detalha Evilásio Miranda, gerente de moda e design do Texbrasil.

Para Andre Hidalgo, diretor da Casa de Criadores, essa abordagem é essencial para incentivar os novos designers a aprimorarem a sua visão de negócios. “Ao longo de todos esses anos de CdC, percebemos que o mercado precisa de iniciativas que estimulem uma formação mais estratégica. Uma marca não pode investir apenas no lado criativo, ela deve se estruturar de forma abrangente, com uma estratégia sólida”, comenta.

As inscrições vão até o dia 21 de setembro e podem ser feitas pelo endereço www.texbrasil.com.br/btobe. Um júri especializado vai pré-selecionar cinco trabalhos finalistas, que irão participar de uma exposição durante a 38ª edição da Casa de Criadores, em outubro, na Capital Paulista. Destes cinco finalistas serão escolhidos dois vencedores, que serão anunciados ainda durante o evento.

Ao ingressarem no Projeto BtoBe, as vencedoras receberão consultoria, treinamento e mentoria em temas estratégicos para o crescimento, além de apoio à participação em uma ação comercial internacional custeada pela organização do concurso.

Lançado em setembro de 2013, o BtoBe é uma competição anual que veio para substituir o Ponto Zero e ampliar a atuação para profissionais de todo o Brasil. Nas edições anteriores, o projeto incluiu uma categoria para estudantes de moda, que concorriam com uma coleção autoral criada especialmente para o projeto.

Da Redação