Compartilhe

Depilação definitiva: melhor opção para se livrar dos pelos indesejados

Qual é a técnica ideal e mais eficaz, para a sua pele? Com o verão se aproximando, é melhor correr.


 

Atualmente, devido ao constante desenvolvimento de produtos cosméticos e estéticos, existem muitos métodos de combate aos pelos indesejados, como ceras quentes e frias, lâminas, roll-ons, técnicas de depilação definitiva com laser ou luz, e outras que cabem em seu orçamento e melhor se adaptam ao seu dia a dia. Mas qual é a técnica ideal e mais eficaz, para a sua pele? Com o verão se aproximando, é melhor correr.

“Saber escolher a depilação ideal para sua pele é muito importante, pois essa decisão pode evitar problemas futuros. A depilação definitiva é o método mais aconselhável para a maioria das pessoas, pois evita manchas, ressecamento, escurecimento, bolinhas e pelos encravados no local depilado, além de não causar dor, como alguns outros métodos. Em poucas sessões, o cliente pode sentir o resultado e ver a pele livre de incômodos estéticos. Ideal para pessoas com crescimento acelerado dos pelos, a depilação definitiva é indicada também para tratar foliculite, manchas, e outros problemas”, afirma Mayne Chiaparro, especialista e fisioterapeuta da Pró-Corpo Estética, empresa especialista em beleza e estética avançada.

Outros incômodos costumam aparecer em diferentes tipos de depilação. “O ressecamento pode ser causado por alguns motivos, como a falta de hidratação ou até pelas depilações feitas com cera e lâmina que, apesar de serem métodos rápidos, são prejudiciais à pele e podem encravar os pelos, pois eliminam apenas a parte do fio que está para fora da pele”, completa a fisioterapeuta.

Segundo Mayne, muitas pessoas têm receio de optar pela depilação a laser por não conhecerem o método e a duração do resultado. “O maior questionamento é sobre o tempo de eficácia desse tratamento. Muitos falam que dura de 2 a 3 anos. Há quem diga que pode durar mais de 20 anos com manutenções anuais. “Na minha experiência, percebi que não há uma média precisa, mas sim, uma resposta diferente de cada organismo. Fatores hormonais, genéticos e períodos da vida podem influenciar diretamente na duração do resultado”, diz.

A especialista garante que, além de será melhor opção para dar fim aos pelos, também é a mais simples e segura. “A raiz é destruída e não volta mais a produzir fios. A qualidade de vida para eventos sociais, românticos, passeios na praia ou até situações que antes nos deixavam pouco confortáveis, vai mudar completamente, para melhor”, afirma.

Vale ressaltar que alguns fatores podem contribuir para o sucesso do tratamento definitivo. Um deles é orientar o cliente que não se deve utilizar nenhum método depilatório que remova o pelo da raiz, como pinça, ceras ou máquinas caseiras nos intervalos entre as sessões. Além disso, é imprescindível que o período de intervalo seja respeitado. Esse período pode variar de pessoa para pessoa e de região para região, sendo mais comum entre 45 e 90 dias. A seguir, confira os esclarecimentos da especialista sobre as dúvidas mais frequentes:

1. Depilação a laser pode causar manchas na pele?

Não, desde que o cliente não compareça bronzeado para realizar o procedimento. Há cuidados maiores com regiões mais escuras, devido a pigmentação da pele com maior concentração de melanina, por isso trabalhamos com parâmetros mais conservadores, preservando a integridade da pele.

2. Mulheres sentem mais dor ao depilar-se no inverno?

Não, a estação não interfere na sensação provocada pelo procedimento.

3. Você sabe como se preparar para a depilação definitiva?

É fundamental evitar uso de qualquer método que remova o pelo da raiz, como cera, pinça ou aparelho elétricos. Deve-se restringir o uso da lâmina em qualquer região e remover os pelos um dia antes da sessão (por completo na região que será realizada a aplicação). Os clientes não devem comparecer bronzeados para a sessão e devem respeitar os intervalos propostos pelo profissional.

4. Cuidado com o sol durante o procedimento é essencial?

Sim, a exposição exagerada aumenta a melanina na pele. Como o equipamento de depilação tem como alvo a melanina do pelo, isso pode confundir a luz do laser, causar mais desconforto ao cliente e risco para a pele.

5. Pode-se fazer depilação a laser em locais com tatuagens?

Não. Inclusive, deve-se passar a ponteira com uma margem de 1cm da região tatuada.

6. Quais são as principais vantagens e benefícios da depilação definitiva?

A depilação definitiva é progressiva e durável. O tratamento é personalizado e seguro, trazendo mais conforto e segurança para os clientes. Além disso, é muito rápido e consegue diminuir a foliculite, caracterizada pela inflamação dos folículos pilosos.

Da Redação