Compartilhe

Empresária usa experiência profissional para transformar vidas no Sertão Nordestino

Alcione de Albanesi está à frente dos "Amigos do Bem" e lidera cerca de cinco mil voluntários


 

 

Em 1993, na época de Natal, Alcione de Albanesi reuniu um grupo de amigos para levar alimentos, roupas e brinquedos a famílias em situação de miséria no Sertão Nordestino, e foi assim que nasceu os “Amigos do Bem”.

Até 2002, as visitas a esses distantes povoados aconteciam uma vez ao ano, mas cada vez mais preocupada com as condições que encontrava ao retornar às vilas, Alcione decidiu ampliar o trabalho da Instituição. “Desde os 17 anos estive à frente de minhas próprias empresas. Foi então que decidi utilizar minha experiência no mundo corporativo para estruturar os 'Amigos do Bem'”, relembra.

Desde então, o principal objetivo da instituição é combater a fome e a miséria por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis, além de oferecer atendimento médico em diversas especialidades.

Em poucos anos, foram construídas:

- Quatro “Cidades do Bem”, com completa infraestrutura e Centros de Transformação que desenvolvem atividades de ensino regular, reforço escolar e oficinas profissionalizantes; quase 700 frentes de trabalho para a geração de renda, como: plantação de caju, fábricas de beneficiamento da fruta, doces e pimenta e oficinas de artesanato, cujos produtos são vendidos em São Paulo no Empório do Bem e em mercados espalhados pela cidade. A renda é utilizada para a manutenção dos trabalhos realizados pela instituição.

Para atender a toda essa demanda, nos últimos anos a quantidade de amigos cresceu. O que começou com um grupo de pessoas próximas se transformou em um projeto que conta com mais de cinco mil voluntários ativos.

Atualmente, Alcione dedica seu tempo integralmente aos “Amigos do Bem” e lidera as frentes de atendimento às mais de 11 mil famílias cadastradas nos projetos. “O objetivo é cada vez mais multiplicar o bem. Ainda há muito o que fazer e muitas pessoas que precisam da nossa ajuda”, alerta.

Em 2015, o grupo lança sua campanha anual com a presença da cantora Claudia Leitte, que estrela os vídeos e material fotográfico da instituição. O objetivo da ação, criada pela DM9DDB, é alertar as pessoas para as necessidades dos moradores do Sertão Nordestino que vivem na extrema pobreza e angariar recursos para as ações de saúde, educação e infraestrutura promovidas pela Instituição.

Da Redação