Compartilhe

Empresas se unem e criam associação para estimular o empoderamento feminino

Lançada em 08 de outubro, a Associação Movimento Mulher 360 visa estimular o engajamento da comunidade empresarial na questão da equidade de gêneros


 

 

Com o objetivo de estimular a igualdade de gênero, abordar maneiras de incorporar a questão na estratégia do negócio, identificar boas práticas que possam ser replicadas e fornecer ferramentas para mensurar avanços, um grupo de 12 empresas criou a Associação Movimento Mulher 360 (MM360), uma evolução do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, iniciativa liderada pelo Walmart e lançada em 2011.

A estratégia de criar uma associação empresarial independente e sem fins lucrativos para incentivar o empoderamento feminino e fomentar o desenvolvimento econômico da mulher é inédita.

A Associação Movimento Mulher 360 nasce com o objetivo de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus. Para cumprir esta missão, a associação organizará as atividades em três pilares estratégicos: fomento, sistematização e difusão de práticas empresarias que permitam o avanço do desenvolvimento econômico feminino nas empresas, nas comunidades e na cadeia de valor.

Fruto da parceria entre Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart, a Associação Movimento Mulher 360 está alinhada com os sete Princípios de Empoderamento da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres e visa estimular a igualdade de gênero, abordar maneiras de incorporar a questão na estratégia do negócio, identificar boas práticas que possam ser replicadas e fornecer ferramentas para mensurar avanços.

O foco será a articulação e mobilização da comunidade empresarial para ações coordenadas e de grande impacto, que de fato contribuam para o empoderamento feminino e para promover uma verdadeira transformação na sociedade.

Por isso, uma das iniciativas do pilar Sistematização foi o desenvolvimento de indicadores que possibilitarão estruturar iniciativas e mensurar os seus resultados. Em parceria com o Instituto Ethos, foram elaborados 12 indicadores, dentre eles: estratégias para a promoção da equidade de gênero; promoção da diversidade e equidade; equidade de oportunidades, inclusão e não-discriminação de gênero.

A Associação está aberta à adesão de outras empresas, basta acessar o site www.movimentomulher360.com.br. O Grupo Boticário foi a primeira empresa a aderir à iniciativa após sua criação.

Evento

CEOs e executivos das empresas fundadoras se reuniram na quinta-feira (08) para lançar oficialmente a Associação Movimento Mulher 360. Na ocasião, foi realizado um debate com mediação da jornalista Maria Cândida. Dentre os assuntos discutidos, os benefícios que a promoção da equidade de gênero traz para o negócio, casos reais de mudanças de comportamento e quebra de paradigmas e expectativas em relação ao Movimento.

 

 

 

Da Redação