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Ex-faxineira está entre as 10 mulheres mais poderosas do Brasil, segundo lista da Forbes

A empresária dos salões Beleza Natural, Zica Assis, é citada com Gisele Bündchen e Graça Foster


Zica fundou uma rede de salões de cabeleireiros, o Instituto Beleza Natural, especializado em cabelos crespos e ondulados. A motivação para criar o negócio veio do próprio cabelo que, segundo a empreendedora, era difícil de manter bonito.

"Virei cabeleireira aos 21 anos para conhecer meu próprio fio. Nos anos 90, os únicos tratamentos que existiam eram para alisar, e eu queria mantê-lo natural, mas com balanço e brilho. Eu era doméstica e o cabelo crespo era visto como sujo e sinal de desleixo", conta.

Hoje, a rede possui 20 salões - espalhados pelos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais -, conta com mais de 1.700 funcionários, um centro de desenvolvimento técnico para criação de cosméticos e uma fábrica de produtos próprios com capacidade de produção de 300 toneladas por mês.

Com o conhecimento adquirido no curso de cabeleireira e o contato com fornecedores de empresas de cosméticos no salão em que era funcionária, ela passou a testar misturas de produtos em casa na tentativa de melhorar a aparência do próprio cabelo.

Foram dez anos de testes até que ela chegasse a fórmula do produto. A descoberta foi batizada de "Super Relaxante". Depois de procurar uma indústria química para fabricar o produto com exclusividade, o passo seguinte foi convencer o marido a vender o único bem da família, um automóvel Fusca, para investir no próprio salão. Ela convidou o irmão - que até então era cobaia nos testes- e uma amiga para serem sócios e trabalharem com ela.

Em 1993, foi inaugurada a primeira unidade do Instituto Beleza Natural, na comunidade do Catrambi, na cidade do Rio de Janeiro. "A fama foi se espalhando e desde as 5h da manhã já tinha gente na fila. Quando abria, às 9h, o salão já estava cheio, com 100 pessoas", declara Assis.

Um ano depois, ela inaugurou a primeira filial e o crescimento nunca mais parou. A rede atende 90 mil clientes por mês e, além do Super Relaxante, foram desenvolvidos cerca de 50 produtos, entre xampus, condicionadores e outros itens para fazer a manutenção do tratamento.

Ela não revela o faturamento, mas diz que a rede cresce, em média, 30% ao ano. "Na época em que criei o salão, ninguém olhava para a classe C, agora ela tem força e liberdade de escolha. Eu cresci junto com ela, dou oportunidades de trabalho, e estar na lista de uma revista tão importante é o reconhecimento de muito trabalho", diz.


Por Fouad Matuck