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Julia Morales: "Investimentos em marketing digital podem ser uma boa solução para tempos de crise"

Criadora do blog "Nosso Armário" e da plataforma Brazilian Blogs destaca a importância do segmento para o desenvolvimento empresarial


 

Pare por cinco minutos, olhe para o seu smartphone/computador e perceba como o mundo digital está inserido em sua vida. Por meio de e-mails ou pelas redes sociais as empresas têm usado cada vez mais o marketing digital para atrair seu público-alvo e conquistar a fidelidade de seus clientes.

Julia Morales, formada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Rio, pós-graduada em Marketing e MBA em Fashion Business pelo Instituto Azov, além de criadora do blog “Nosso Armário” e da plataforma Brazilian Blogs, apresenta os motivos que fizeram com que ela apostasse no segmento e fala de como as empresas podem aproveitar o digital para atrair mais clientes, ganhar a confiança do público e conquistar mais fidelidade às suas marcas.  Veja!

Portal Mulher Executiva - Quais foram os motivos que levaram você a trabalhar com Marketing Digital?

Julia Morales - Estudo os movimentos de comunicação online desde 2002, quando ainda estava na faculdade. Minha monografia de final de curso teve o título "O futuro da comunicação de massa em tempos de Internet". O tema já me interessava antes do mercado se desenvolver no Brasil e continuei estudando por conta própria e nas minhas pós-graduações. Com a criação do blog “Nosso Armário”, em 2007, pude testar muitas de minhas teorias. Em 2009, comecei a aplicar essas teorias no mercado, dando as primeiras consultorias de marketing digital, no Rio de Janeiro.

 

Portal Mulher Executiva - Qual a sua opinião sobre o marketing brasileiro no meio digital? O que precisamos aprender para que possamos nos destacar em tal área?

Julia Morales - Apesar do Brasil estar bem a frente de outros países nesta área - ministrei palestras na Europa falando sobre marketing digital, em 2013 e 2014 e pude constatar que superiores a muitos deles - ainda temos o que desenvolver. Os profissionais do segmento devem se preparar melhor para analisar as ferramentas para suas marcas e clientes. Infelizmente, eles não conseguem ver o potencial dos diversos canais disponíveis na internet e julgam menos importantes do que mídias tradicionais, quando deveriam ver que hoje o virtual tem um papel mais importante na formação do consumo do que os produtos impressos, por exemplo.

 

Portal Mulher Executiva - Há certo período vimos a expansão dos blogs. O mercado está mais profissional? Blogueiras (os) se preocupam com a profissionalização de suas páginas?

Julia Morales - Muitas blogueiras são profissionais e realizam um trabalho de alta qualidade. É preciso analisar o trabalho e as referências de quem atua em tal segmento, antes de contratá-los. Como em qualquer mercado existem bons e maus profissionais, e oportunistas de plantão.

 

Portal Mulher Executiva - Há preconceito em relação a elas no meio digital? Como é a atuação do sexo feminino no segmento?

Julia Morales - As mulheres saíram na frente neste setor, boas blogueiras e profissionais de marketing ganham espaço a cada dia no mercado digital.

 

Portal Mulher Executiva - Como as empresas podem utilizar as plataformas digitais para a expansão de suas marcas?

Julia Morales - Primeiro é preciso conhecer bem sua marca e quem é o seu público-alvo. A partir daí é possível saber em quais redes sociais essas pessoas se encontram, qual a linguagem que elas usam, quais os sites e blogs eles leem e que tipo de ações de marketing os atingem. Cada marca tem uma identidade e deve ter uma estratégia única para conversar com seus clientes e para conquistar novos mercados.

 

Portal Mulher Executiva - Quais as expectativas relacionadas ao Marketing Digital para 2016, no Brasil?

Julia Morales - Investimentos em marketing digital podem ser uma boa solução para tempos de crise, pois com menos investimento do que em mídias tradicionais ou grandes ações de marketing, é possível alcançar um grande publico e aumentar as vendas. Basta uma boa análise e estratégias de marketing digital para atingir seu público-alvo e mostrar o seu produto ou marca. Por isso, as previsões de crescimento neste mercado continuam para o ano de 2016.

Por Carla Caroline