Compartilhe

Mastigação correta é aliada na perda de peso

Movimentação bucal pode reduzir medidas


O emagrecimento eficaz é aquele que ocorre gradualmente e é fruto de um conjunto de ações como prática regular de atividades físicas, reeducação alimentar e controle da ansiedade. 

O que muitos não sabem, no entanto, é que a forma como mastigamos tem relação direta com a quantidade de alimentos que ingerimos e, por consequência, com a quantidade de calorias que ingerimos por dia. William Frossard, cirurgião-dentista e professor do curso de pós-graduação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, explica que mastigar devagar é uma excelente dica para quem deseja perder peso.

"O ideal é que os alimentos sejam mastigados por cerca de 30 vezes, o que prolonga o tempo médio de cada refeição. Dessa forma, o cérebro recebe a mensagem de saciedade na hora certa, o que evita a ingestão excessiva de alimentos", pontua.

Outro fato que o especialista ressalta é a importância da saúde dos dentes para a mastigação correta. "É recomendável que as pessoas visitem seu dentista periodicamente, o que evita perdas dentárias e garante a saúde do organismo como um todo, já que dentes doentes comprometem a digestão e podem se tornar uma porta de entrada para o surgimento de doenças variadas, além dos indesejados quilos a mais", alerta.

William Frossard é coordenador do curso de pós-graduação em Prótese Dentária Clínica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduado em Prótese Dentária, mestre em Dentística e doutor em Periodontia. Atende na Clínica William Frossard, que tem 2 unidades no Rio de Janeiro. Em seus consultórios atende celebridades.

Por Fouad Matuck