Compartilhe

PLANO B - MUDANÇA DE CARREIRA

Especialista em gestão de carreiras orienta a planejar os próximos passos profissionais


 

 

O planejamento de carreira é uma incógnita que coloca muitos profissionais em xeque durante a vida, principalmente sobre questões que dizem respeito a insatisfações, frustrações e dúvidas. A máster coach Andrea Deis, especialista em gestão de carreira orienta as pessoas que querem mudar de carreira.

Mudar de carreira não é fácil, mas também não é impossível. Ter uma válvula de escape e dividir seus ganhos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso profissional ou entre a vida e a tristeza emocional. O profissional se entusiasma com as expectativas, mas a maneira como ele se potencializa no dia a dia poderá fazer toda a diferença para conquistar a tão desejada segurança, saúde mental e até minimizar riscos na profissão.

Segundo a master coach Andrea Deis, um profissional se imagina daqui a dez anos no mesmo emprego com um cargo melhor ou sendo dono do próprio negócio vivendo de seus investimentos. Porém, muitas podem ser as opções e as respostas dependendo da idade e da perspectiva profissional. "Mas a verdade é: quantos estão preparados para colocar em prática um plano B em caso de uma reviravolta", diz Deis.

Com o plano B se tem a rentabilidade vinda de outro lugar de outra receita. É sempre necessário o plano na vida profissional porque traz segurança e minimiza riscos. "É imprescindível, sem ele ficamos vulneráveis. Se o pote de ouro acabar, acabamos juntos" afirma.

Dicas para elaborar um bom currículo

No cabeçalho insira o essencial: Nome, Estado de residência, Estado Civil, telefone, e-mail, LinkedIn. (cuidado a idade nem sempre é oportuna);

Comece pela sua última experiência. Escolha as três principais as demais deverão apenas aparecer como citações;

Não deixe nenhum erro ortográfico passar. Revise;

Alinhe o objetivo profissional com a oportunidade em questão: Não exagere. Seja moderado, escreva o importante e deixe espaço para despertar interesse e curiosidade;

Insira indicadores de resultado;

Pretensão salarial? Só se for solicitada;

Aposte na clareza e objetividade;

A apresentação do currículo deve ser de fácil leitura. Não utilize papel colorido, fontes de tamanhos diferentes ou imagens para ilustrar;

Em ordem de prioridade: Objetividade, verdade, transparência nas informações.

O currículo é sua apresentação inicial, deve conter no máximo duas folhas. Lembre-se ele é seu cartão de visita, de entrada. Toda a dedicação e amor é necessária, ou você irá encantar ou será descartado!

Andrea Deis

Master Coach, Pedagoga,Palestrante, Orientadora Vocacional, Gestora Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua ativamente na construção de carreiras e consultoria estratégica, tática e operacional de grandes empresas.