Compartilhe

Projeto oferece oficina de maquiagem a mulheres com câncer

Autoestima é importante aliada de mulheres no tratamento oncológico



'De Bem com Você - a Beleza contra o câncer'. Este é o nome do projeto social que oferece oficinas de automaquiagem a mulheres em tratamento oncológico. O projeto é associado ao Look Good Feel Better, ação similar realizada em vários países do mundo. 


O Instituto Paulista de Cancerologia em parceria com o Instituto ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e apoio da Sociedade Brasileira de Cancerologia já aderiu ao projeto oferecendo às pacientes, mensalmente, um encontro onde elas podem aprender mais sobre automaquiagem, com dicas para amenizar os efeitos do tratamento, entre outras técnicas.

'Nós acreditamos em uma adesão muito grande das nossas pacientes. A mulher que está em tratamento contra o câncer precisa também de outros cuidados. Cuidar da beleza e da autoestima é fundamental e um programa como este, com referências internacionais, certamente trará inúmeros benefícios para as participantes', comenta o oncologista Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia.

O Programa

O "De Bem com Você - a Beleza contra o câncer" consiste na realização de oficinas em que profissionais voluntários da área da beleza - utilizando produtos doados por indústrias associadas ao Instituto ABIHPEC e à ABIHPEC - ensinam técnicas que ajudam a suavizar e combater os efeitos relacionados ao tratamento contra o câncer.  São 35 empresas do segmento envolvidas no projeto como apoiadoras e patrocinadoras. As pacientes recebem orientação profissional e um kit com mais de 30 produtos que poderão ser usados para automaquiagem, higiene pessoal e perfumaria.

O Instituto Paulista de Cancerologia já desenvolve também projetos como o 'Viver Está na Moda', no qual mulheres com câncer se apresentam em um desfile de moda, e o 'Educar para Prevenir', um programa voltado para a conscientização da importância da prevenção e da detecção precoce do câncer infanto-juvenil com o apoio do Instituto Mauricio de Sousa.

As oficinas de automaquiagem no Instituto Paulista de Cancerologia acontecem toda primeira terça-feira de cada mês, no Espaço IPC, localizado na Avenida Angélica, 2503, térreo, das 8h às 11h.

 

Por Fouad Matuck