Compartilhe

Prorrogadas as inscrições do edital 'Elas nas Exatas' voltado para a equidade de gênero na educação

Inscrições podem ser feitas até 03 de novembro; intuito é apoiar projetos realizados em escolas públicas que estimulem as jovens a seguirem estudos nas ciências exatas e naturais


 

As inscrições do edital Gestão Escolar para “Equidade: Elas nas Exatas”, lançado pelo Instituto Unibanco, o Fundo ELAS e a Fundação Carlos Chagas, foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 03 de novembro. O edital foi lançado durante o Seminário Internacional “Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar” e inicialmente tinha como prazo de inscrições o dia 03 de outubro.

O objetivo da iniciativa é contribuir para a inserção de meninas em carreiras das ciências exatas e naturais, ampliando seu repertório de escolhas profissionais e de projetos de vida. O intuito é selecionar projetos realizados em escolas públicas, que tenham como foco a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais das jovens estudantes do Ensino Médio, com envolvimento da gestão escolar.

Poderão se inscrever as Associações de Pais e Mestres ou organizações, grupos e movimentos feministas que trabalhem com a temática de gênero articulados à escola. As organizações proponentes devem se dedicar à promoção da educação, da equidade de gênero e/ou dos direitos humanos com experiência de atuação na área da educação.

O edital sugere uma série de estratégias, como seminários, campanhas e propostas curriculares. Por exemplo, podem ser inscritos projetos de incentivo à participação de estudantes em olimpíadas de matemática ou de robótica, feiras de desenvolvimento de projetos tecnológicos, cursos para meninas desenvolverem games e aplicativos, entre outras ações.

Seleção dos projetos

O formulário de inscrição está disponível nos sites do Fundo ELAS (www.fundosocialelas.org), do Instituto Unibanco (http://www.institutounibanco.org.br/edital-elas-nas-exatas) e da Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br). As inscrições devem ser enviadas pelos Correios.

Os projetos serão selecionados pelo Comitê de seleção do Fundo ELAS, com participação de representantes do Instituto Unibanco e da Fundação Carlos Chagas. A implementação dos projetos será acompanhada pelo Fundo ELAS e avaliada pela Fundação Carlos Chagas, com o objetivo de identificar os resultados alcançados e sistematizar as experiências que tenham potencial de replicação em outras escolas.

Poderão ser selecionadas até dez propostas. Cada projeto receberá o valor de R$ 30 mil para serem executados de janeiro a dezembro de 2016, seguindo o cronograma do calendário escolar.

 

Prazos

Inscrições – até 03 de novembro

Seleção de projetos - de 10 a 30 de novembro de 2015

Divulgação de resultados - 03 de dezembro de 2015

Execução dos projetos – de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016

Da Redação