Compartilhe

TAM troca Star Alliance por OneWorld

Veja o que muda no Programa TAM Fidelidade


A TAM Airlines deixou de fazer parte da Star Alliance e passou a fazer parte da Oneworld, a mesma aliança da parceira LAN.

Com essa novidade, a companhia aérea encerra a parceria com companhia importantes e ganha outras novas, além de manter algumas parcerias por meio de acordos exclusivos. O número de companhias associadas à TAM sofreu uma redução sensível: na Star Alliance eram 25 (Avianca e Copa não possuíam parceria com a brasileira) mais 32 afiliadas, enquanto na Oneworld são 14, incluindo a LAN, que é parte do mesmo grupo e a US Airways, que também está trocando de aliança pelo mesmo motivo: uma fusão com uma companhia membro da Oneworld, no caso dela a American Airlines. A nova aliança da TAM também tem 30 afiliadas. Isso, porém, não quer dizer necessariamente que a mudança seja prejudicial: como ambas atendem aos principais destinos no mundo, o que muda na prática são as companhias com as quais se pode acumular e emitir passagens, além das regras de categoria e benefícios.

A oneworld oferece uma grande variedade de opções de destinos, privilégios e benefícios que vão além do alcance de qualquer companhia aérea individual. A oneworld conta com uma rede global de rotas que cobre mais de 950 destinos em 150 países, e oferece excelentes benefícios e privilégios para os membros dos programas de passageiros frequentes de todas as companhias aéreas da aliança. Seja qual for a sua necessidade de viagem, se você é um executivo que roda o mundo a trabalho ou está viajando de mochila por um continente, a oneworld gira em torno de você. Para saber mais sobre a aliança oneworld, visite o site oneworld.com.

A aliança oneworld oferece uma rede verdadeiramente global para passageiros a passeio ou a negócios, voando para quase 950 destinos em 150 países. No site da TAM, é possível consultar um mapa interativo da rede oneworld, uma ferramenta bem útil para ajudar você a planejar sua próxima viagem, com cronogramas de voos abrangentes e informações sobre rotas para todas as companhias aéreas membros oneworld e suas afiliadas.

Com a mudança, quem acumula pontos no TAM Fidelidade poderá pontuar em voos e emitir passagens na American Airlines, British Airways, Ibéria, Qatar Airways, US Airways e LAN. Entre as empresas parceiras que não possuem voo para o Brasil estão Qantas, Cathay Pacific, Japan Airlines, Malaysia, Royal Jordanian, S7 Airlines, Airberlim e Finnair. As regras de pontuação já estão no site da TAM.

Entre as companhias Star Alliance, a TAM manterá acordos com as parceiras Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines. As classes tarifárias que pontuam em cada uma dessas empresas podem ser consultadas no site da TAM.

A TAM informou ainda que com a mudança, apenas os pontos acumulados em voos TAM, LAN ou das companhias membro da Oneworld serão válidos para upgrade de categoria. Em seu site, a TAM reuniu uma série de respostas sobre as principais dúvidas dos clientes:

1. O que acontecerá com meus pontos do TAM Fidelidade?

Os pontos acumulados nas companhias aéreas membros da Star Alliance e registrados no TAM Fidelidade foram conservados e o programa não sofrerá alterações após a saída da Star Alliance.

2. O que acontecerá com a minha categoria do TAM Fidelidade?

A categoria do TAM Fidelidade se manterá de acordo com as regras do programa e será válida para obter os benefícios das companhias membro da Oneworld em categoria semelhante alinhada à estrutura de categorias da nova aliança. A TAM deve anunciar hoje oficialmente os detalhes sobre todos os benefícios para os associados, .

3. Tenho um bilhete emitido pelo TAM Fidelidade em uma companhia aérea da Star Alliance, eu poderei voar?

Sim, todos os bilhetes emitidos até ontem serão honrados segundo a regulamentação aplicável a cada bilhete. No entanto, não será possível acumular pontos no TAM Fidelidade voando com estas companhias nem utilizar os benefícios da Star Alliance, como acessar as salas VIP da aliança.

4. Quando poderei começar a acumular pontos no TAM Fidelidade em voos das companhias aéreas da Oneworld?

A partir de hoje será possível acumular pontos em viagens em qualquer companhia aérea membro da Oneworld e utilizar os benefícios oferecidos por elas. Entretanto, nem todas as classes de passagens dão direito a pontos no Fidelidade. Consulte a lista completa no site da TAM.

5. Como será o acesso às Salas VIP da Oneworld?

Os passageiros frequentes de categorias superiores terão acesso a mais de 600 salas VIP de companhias Oneworld em aeroportos ao redor do mundo. As salas VIP de Classe Executiva estarão disponíveis para os clientes TAM Fidelidade Vermelho, Vermelho Plus e Black. As salas de Primeira Classe são restritas aos portadores dos cartões Vermelho Plus e Black. As salas VIP Concorde da British Airways não estão incluídas. Saiba mais sobre as salas VIP no site da Oneworld.

6. A Oneworld oferecerá os mesmos benefícios que os clientes TAM tinham na Star Alliance?

A TAM divulgou em seu site a correspondência entre as classes do Fidelidade e da Oneworld. Ficou sa seguinte forma:

TAM Fidelidade Vermelho Plus e Black é Emerald.

TAM Fidelidade Vermelho é Sapphire

TAM Fidelidade Azul é Ruby

7. Por que a TAM decidiu se unir à Oneworld?

Porque é a companhia da LAN. Após a fusão entre as companhias, uma das exigências da justiça chilena era que o grupo Latam não permanecesse na mesma aliança que o grupo Avianca, a fim de estimular a concorrência. Com a LAN liderando o novo grupo, a aliança escolhida foi a da companhia chilena. 

Por Fouad Matuck