Compartilhe

Tratamentos especiais com os fios platinados

Tendência do último inverno, os cabelos platinados ganharam força no verão e fazem cada vez mais sucesso entre as mulheres


 

Tendência do último inverno, os cabelos platinados ganharam força no verão e estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres. Com o passar dos anos, os loiríssimos foram reformulados e sua proposta mudou: se antigamente o que prevalecia era o cabelo chumbado, com aspecto envelhecido, hoje em dia a moda é apostar nos fios levemente dourados, cinzentos e quase brancos, com muito brilho e vitalidade.

Mas, quem adota o visual platinado tem que estar consciente de que envolve uma série de cuidados especiais para evitar que os fios fiquem sem a coloração ou a textura ideais.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o processo de descoloração, etapa crucial para a conquista do loiro platinado, pode ser extremamente agressivo ao fio, tornando-o ressecado e poroso, já que parte dos nutrientes naturais necessários ao cabelo é perdida.

Além disso, como qualquer outro tipo de cabelo, os platinados são cotidianamente expostos a outras agressões, como raios solares, vento, água do mar, cloro e uso do secador e chapinha. Mas alguns tratamentos específicos para as mechas platinadas podem ajudar na reconstrução capilar, devolvendo a maciez e o brilho às madeixas. Confira a seguir algumas dicas importantes para manter o cabelo platinado bonito e saudável.

Manutenção da cor e escolha do corte

No geral, as adeptas do tom platinado mantêm os cabelos descoloridos desde a raiz, e por isso os retoques na coloração devem ser constantes. Tudo depende do ritmo de crescimento capilar e da tonalidade natural dos fios (quanto mais escuro o cabelo, mais recorrentes devem ser a manutenção da coloração platinada). Para os cabelos monocromáticos ou com luzes bem próximas à raiz, sugere-se que o retoque não ultrapasse 25 dias.

E para que o cabelo permaneça hidratado após cada manutenção, é importante cortar pelo menos as pontinhas a cada três meses. Além de deixar as madeixas com uma aparência mais leve e saudável, o corte pode ser fundamental para trazer mais volume, maleabilidade e movimento aos cabelos loiríssimos.

Dependendo do tipo de rosto e da cor da pele, o tom platinado pode ficar muito bonito com repicados largos ou com cortes curtinhos, que conferem leveza e descontração ao visual.

O shampoo e outros produtos

Na rotina de quem aposta no loiro platinado, não pode faltar shampoo, condicionador e máscara de hidratação para cabelos descoloridos. O shampoo desamarelador ou neutralizador é um auxiliar para que os cabelos mantenham a coloração clara e com a nuance em tonalidade fria.

Para manter os cabelos sempre hidratados, sugere-se que a cada duas lavagens com shampoo e condicionador antioxidantes, o cabelo seja hidratado com cremes ricos em nutrientes e minerais necessários ao cabelo, como o aloe vera, por exemplo.

Durante o verão, é importante se lembrar do leave-in com protetor solar, já que os raios solares, quando combinados com a água do mar ou com o cloro da piscina, podem deixar as mechas esverdeadas e causar o temido desbotamento dos fios.

Outra dica interessante é apostar nas máscaras matizadoras com efeito platinado, como o Intensy Color, da Le Charme’s, por exemplo. No geral, tais produtos possuem pigmentação violeta, que neutraliza o tom amarelado do fio e evita o desbotamento dos cabelos loiros, grisalhos e brancos, causado pela ação do tempo, raios UV e poluição.

Cronograma de Hidratação

Para manter os loiros platinados sempre saudáveis é interessante programar um cronograma de tratamento capilar com hidratação, nutrição e restauração. O principal objetivo da hidratação é devolver a umidade e repor a água dos cabelos, trazendo maleabilidade, maciez e suavidade aos fios. Já a nutrição é feita com produtos compostos por óleos e manteigas vegetais, como óleo de argan, de coco e manteiga de karité e cupuaçu. Nutrir o fio traz força e vitalidade aos cabelos, além de ajudar a selar pontas duplas e devolver o brilho.

Por fim, uma vez por mês é fundamental fazer uma reconstrução capilar, ou seja, repor as proteínas perdidas durante procedimentos químicos como a descoloração. O ideal é optar por cremes com queratina, arginina e creatina. Com um cronograma de reconstrução adequado, os fios platinados ficarão hidratados e com uma aparência saudável.

Da Redação