Compartilhe

Uso correto da calça social

A peça curinga no armário das executivas desmistificada com dicas de uso e valorização do corpo.


Calça social

O uso da calça social no trabalho é inevitável, principalmente quando a mulher trabalhar na presidência ou na gestão de um setor. Porém, será que todas elas sabem usar corretamente a calça social?

A consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida, Marcele Goes, diz que a calça é versátil em quase todas as ocasiões, podendo ser usada também fora do trabalho - desde que não seja um evento muito formal. "De acordo com a moda a calça social pode ser usada no trabalho diário, reuniões cotidianas, apresentações em público, entre outras ocasiões. Mas a calça social deve ser substituída quando houver necessidade de um look extremamente formal, e neste caso, recomendo o uso de saia reta na altura do joelho", indica.

O uso do blazer também é indicado pela consultora quando a ocasião é mais formal, pois ele completa com a calça social ou a saia social formando um "terninho".

Para as executivas, Goes indica o uso de cores mais neutras. "Os melhores tons neste caso são os mais escuros, como preto, marinho, grafite, café, uva e verde oliva, dependendo do tom de pele e peças do armário", lista.

Comprimento da calça social

O comprimento na perna é uma dúvida frequente entre as pessoas, quando fala-se sobre calça social. Agora, a dica da consultora sanará a questão: "A calça sequinha, tipo cigarrete, deve ser no limite da parte de baixo do ossinho do calcanhar. Para a calça reta, vai muitas vezes do gosto, mas o comprimento mínimo seria o meio do peito do pé usando salto. Também pode ser mais comprida, mais ou menos uns dois dedos do chão".

Valorizando o corpo

Para alongar a silhueta e tirar a atenção dos pés, ela indica que o tom dos calçados seja próximo ao da calça. "Mesmo sendo um neutro, pode-se escolher um tom próximo ao da calça como, por exemplo, calça uva com sapato cobre velho. Depois de resolver o calçado dessa maneira, fica muito mais fácil de variar peças na parte de cima", sugere.

Outra dica importante para valorizar o corpo e seu formato é evitar o uso dos bolsos, "para que o peso dos objetos não deforme a peça". Se a mulher tem quadril largo, Marcele aconselha fechar os bolsos da frente e eliminar o forro, para não formar mais volume na região.

Por